quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sobre o intercâmbio

E aí galera? Tudo tranquilo?

Infelizmente estes últimos dias foram muito corridos e não consegui sentar e postar coisas novas. É incrível como o tempo passa rápido.

Pelo pouco tempo de blog já me perguntaram muitas coisas interessantes. Isso é muito bacana. Vou tentar responder a maior pergunta: De onde você tirou esta idéia de intercâmbio?? rsrs.. Esta é a melhor.

Bom, particularmente, sempre gostei de estudar a lingua inglesa. Desde pequeno me interessava pelos filmes e desenhos animados da minha época. A maioria dos VHS eram legendados e querendo ou não eu tinha que ouvir e ler as legendas, coisa que criança não gostava de fazer. Que eu me lembre, o primeiro contato que tive com a lingua inglesa foi quando meu pai viajou para o México para assistir a copa de 1986. Eu estava aprendendo a ler na escola mas lembro de ver um guia que meu pai trouxe e mostrava as sedes e os times que iriam disputar a copa numa lingua que não tinha nada a ver com o que eu estava aprendendo. Achei aquilo estranho mas interessante. O interessante também é que achei este guia poucos dias atrás no escritório dele. Não o via há mais de 20 anos.

Em 1989 ganhei o disco com a trilha sonora do filme Batman de Tim Burton que foi composta pelo Prince. O disco tinha um encarte com as letras das músicas e eu acompanhava junto sempre que ouvia. Não sei se isso era normal para uma criança de 8 anos, mas sei que fez muita diferença na minha vida.

Desde então comecei a procurar mais coisas sobre inglês. Estudei com dois excelentes professores em Pitangui que foram o saudoso Amaury Xavier e o Carlos Wagner. Com eles aprendi, dentre muitas coisas,  duas simples lições mas que foram de grande valia e sempre repasso estas dicas pra outras pessoas. Eu tinha muita dificuldade para pronunciar o som de 'th' tipo this, those, etc. O Amaury me disse pra praticar mas eu dizia que não sabia como. Foi então que ele me disse que toda vez que eu fosse ao banheiro, eu deveria passar o tempo dizendo tha, the thi, tho, thu com a lingua entre os dentes do jeito que tinha que ser. É cômico mas funcionou. rsrs.. A simples lição do Carlos era que eu deveria estudar nem que fosse 5 minutos por dia. Uma leitura ou a audição de uma música. O importante era o contato diário com o idioma. E funciona!

Então, dei toda esta volta para explicar o porque do meu intercâmbio. Vamos lá.. Apesar de estudar e gostar do idioma inglês, não sou nenhum expert. Consigo me comunicar mais ou mesmo, consigo ler bastante coisa em inglês, já assisti mais de duzentos capítulos do seriado Friends sem legenda mas ainda me falta fluência. E fluência você adquire com a prática do dia a dia. Isso eu não tenho.

Portanto, estou indo para o Canadá realizar um curso intensivo de 26 horas semanais durante 4 semanas somente para melhorar minha fluência porque esta é a melhor maneira? NÃO!! Este não é o único objetivo. Dentre vários objetivos, o principal é viver a cultura de um outro país. Isso é o que me fascina. A oportunidade de conviver com outras pessoas de outros lugares bem diferentes de onde eu vim. Acho que isso vai somar muito em minha vida não somente pelo idioma. Acho que todas as pessoas deveriam uma vez na vida passar por isso. Eu ainda nem fui mas somente a preparação para esta viagem já mudou muito a minha vida.

Dependendo do nível do idioma das pessoas, elas escolhem realizar um intercâmbio em um grupo de férias por exemplo pois é mais seguro. Eu preferi realizar este intercâmbio sozinho. Não porque eu já tenho uma certa experiência no idioma mas porque a aventura é maior. Normalmente não recomendaria isso pra ninguém. Esta, ainda, é minha primeira viagem internacional. Muitos estão me chamando de doido mas está valendo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário